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Publicado em 23 de jul de 2025 às 16:40
Missão técnica com o Inmetro visitou 3 países para conhecer tecnologias de velocidade média e pesagem em movimento que já reduzem em 50% os acidentes e otimizam rodovias na Europa
As concessionárias Ecovias Cerrado e Ecovias Minas Goiás, responsáveis pela gestão de importantes corredores rodoviários em Minas Gerais e Goiás, estiveram representadas na Missão Técnica à Europa que teve como objetivo aprofundar conhecimentos sobre tecnologias avançadas de segurança viária e metrologia, em parceria com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
O roteiro da visita contemplou três países: Portugal, Suíça e Itália, com passagens por órgãos de referência em regulação de trânsito e fábricas líderes em inovação tecnológica. O foco foi o estudo e benchmarking de tecnologias de velocidade média e HSWIM (pesagem em movimento de alta precisão), que devem contribuir para a futura regulamentação técnica do Inmetro no Brasil.
O Gerente de Operações Rodoviárias, Bruno Araújo Silva, representou as duas concessionárias na missão, integrando uma equipe formada por representantes do Inmetro, da Velsis – empresa brasileira parceira na operação de radares de velocidade da BR050 – e da Kistler, fabricante suíça de sensores HSWIM.
Ponto a ponto da missão
Em Lisboa, a equipe foi recebida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) – equivalente à Senatran no Brasil. O órgão apresentou os resultados expressivos do uso de radares de velocidade média no país, com reduções de até 50% no número de mortes em trechos monitorados. Além da explanação técnica, os participantes acompanharam uma operação de aferição em campo.
Na Suíça, o grupo visitou a sede da Kistler, referência mundial na fabricação de sensores HSWIM. Os equipamentos da marca são amplamente utilizados na Europa para o controle de peso de veículos em movimento, promovendo eficiência logística, sustentabilidade viária e redução de danos ao pavimento.
Na Itália, duas agendas estratégicas marcaram o encerramento da missão. Em Milão, houve reunião com o time da Sinelec, empresa do grupo ASTM (acionista da EcoRodovias), responsável pelo desenvolvimento de softwares para sistemas de pesagem e controle de tráfego. Já em Bréscia, a visita foi à fábrica da Tattile, que fornece radares de velocidade média utilizados no sistema TUTOR – reconhecido por reduzir pela metade os índices de acidentes nas rodovias italianas.
Compromisso com o futuro
Segundo Bruno Araújo Silva, a experiência reforça o compromisso da Ecovias Cerrado e da Ecovias Minas Goiás com a inovação como pilar da segurança viária e da sustentabilidade operacional:
“A viagem nos mostrou o que há de mais avançado no mundo em termos de metrologia rodoviária. A troca de experiências com autoridades e fabricantes foi fundamental para que possamos contribuir ativamente com a regulamentação no Brasil”, afirma Bruno.
A expectativa, segundo o Inmetro, é que ainda em 2025 seja publicada uma portaria que regulamente os equipamentos de velocidade média no país, possibilitando a homologação dos primeiros radares com essa tecnologia.
Pioneirismo na pesagem em movimento
A Ecovias Cerrado se destaca como pioneira no Brasil ao operar o primeiro sistema HSWIM homologado pelo Inmetro, capaz de pesar veículos de carga em alta velocidade diretamente no fluxo da rodovia. A balança instalada na BR365, em Uberlândia (MG), já aferiu centenas de milhares de veículos, identificando casos de sobrecarga sem necessidade de parar o tráfego. A tecnologia promove mais segurança viária, redução de danos ao pavimento e fiscalização contínua e eficiente, reforçando o compromisso das concessionárias com inovação e sustentabilidade.
Sobre as concessionárias
A Ecovias Cerrado administra trechos da BR-364 e BR-365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG). A Ecovias Minas Goiás é responsável pela concessão da BR-050, entre Cristalina (GO) e Delta (MG). Ambas integram o grupo EcoRodovias, uma das principais companhias de infraestrutura de transporte do Brasil, com foco em segurança, inovação e sustentabilidade.